Notícias
Uma vida por trás das lentes – de Iris a Neri
O que torna diferente a captação de imagens é o olhar por trás das lentes de uma câmera fotográfica, pois mostra, além da habilidade, a personalidade de quem faz os registros. Contrastando cores e enquadramentos, a exposição no túnel que dá acesso ao Edifício Anexo do Mapa é o reflexo de uma vida de trabalho, pedaços da trajetória do nosso colega fotógrafo Antônio Araújo, que está há 33 anos no Mapa.
A paixão pela fotografia surgiu de uma forma simples e totalmente autodidata. O contato com o mundo das imagens começou quando ele agarrou a oportunidade oferecida por um colega e foi trabalhar no laboratório de fotografia do Mapa. Mesmo sem ter muito conhecimento na área, Antônio se arriscou e, logo em seguida, começou a fotografar. Seus primeiros registros foram coberturas para o gabinete do ministro, eventos e reuniões internas. Todo este tempo dedicado ao Mapa lhe proporcionou muitas experiências, inclusive fotografar inúmeros ministros que passaram pela casa. Do ex-ministro Iris Rezende ao atual chefe da pasta, Neri Geller, Antônio segue captando momentos.
As imagens da exposição que vai até o dia 23 de maio mostram a versatilidade do seu trabalho. As fotografias são registros de solenidades políticas, eventos sociais e culturais, como casamentos, shows e competições esportivas; e fotos que compunham os conteúdos da extinta “Revista Brasil”, que pertencia ao Mapa e tratava de assuntos inerentes à agricultura e à pecuária do País.
Para Antônio, o fotógrafo deve estar atento a tudo para captar com precisão e sensibilidade cada momento. Ele fala de suas atividades com muito entusiasmo. "O meu trabalho engloba tudo, é mais do que fotografar, é uma diversão. Não tem coisa melhor neste mundo do que fazer aquilo que a gente gosta", disse.
Entre as imagens que fazem parte da exposição ele destaca algumas, como a foto “Plantação Integrada”, sobre um projeto tecnológico desenvolvido em prol da agricultura. Esta fotografia, que foi feita para a “Revista Brasil”, ganhou o Prêmio New Holland de Fotojornalismo, em 2011. Outro destaque é a foto que mostra a presidente Dilma no dia de sua posse. “Uma das fotografias mais importantes desta exposição, que tem um significado para mim, é a da posse da presidente Dilma, a primeira mulher a governar o Brasil, porque este foi um momento histórico para o País”, relata.
