Notícias

Seminário realizado pela SDC exemplifica boas práticas de conservação do solo


Em comemoração ao dia nacional da conservação de solo, no dia 15, ocorreu na sede do Mapa seminário na última quarta-feira, dia 16. O tema central foi ‘boas práticas de conservação e manejo do solo’ e foram apresentados os desafios da agricultura quanto à preservação do solo e da água.
 

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, iniciou o evento ressaltando a o dever do Mapa em conscientizar e incentivar os agricultores a adotar práticas conservacionistas como a recuperação de pastagens, a rotação de culturas, o plantio direto. Assim, além de contribuir com o meio ambiente, o produtor tem aumento de renda por meio de técnicas mais avançadas. 
 

O seminário contou com a presença da professora da Universidade Positivo de Curitiba (PR) e conselheira da Federação de Plantio Direto e Irrigação, Marie Bartz, que falou sobre o uso de minhocas como indicadores de qualidade do solo. “Se o manejo desses organismos for feito de forma correta, o agricultor acaba sendo beneficiado com um solo mais rico em nutrientes e acúmulo de matéria orgânica”, afirmou.
 

O produtor rural Flávio Faedo, de Rio Verde, Goiás, trouxe para os participantes o exemplo da fazenda dele – com 3,1 mil hectares, onde é aplicado o plantio direto para as plantações de milho, soja e feijão. “Além de diminuir o impacto do plantio das lavouras no solo, eu utilizo menos óleo diesel, tenho menos desgaste de máquinas e ainda tenho uma produtividade maior”, explicou.