Notícias
Sede da SFA MA - Um prédio cheio de história
A Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Maranhão (SFA-MA) tem sua sede no centro da capital, São Luís, que é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1997, dando visibilidade mundial a um dos maiores conjuntos de arquitetura civil de origem europeia no mundo.
Não podendo ser diferente, o prédio da SFA-MA, situado na Praça da República, nº 147, Bairro Diamante, é uma construção histórica de grande relevância para o patrimônio cultural. Construído em 1713, para fins militares – sediar um paiol de pólvora – o edifício prestou-se também ao alojamento de um regimento de cavalaria, até que, já no século XX, presumivelmente na década de 1920, foi transformado na Escola de Aprendizes de Artífices, embrião da Escola Técnica Federal do Maranhão, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). As primeiras transformações sofridas pelo edifício central começaram nesta época, com a construção de duas alas laterais.
Somente no final da década de 1930 é que o edifício passou para o controle do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tendo a finalidade inicial de instalar o Serviço de Fomento Agrícola no Estado. A primeira reforma em suas instalações aconteceu em 1972, resultando na estrutura física encontrada até hoje.
Com alguns problemas de infraestrutura, a atual gestão da SFA-MA busca realizar obras de recuperação total do telhado e pintura, além de adequações de alguns espaços, com o objetivo de garantir a segurança e conforto dos seus servidores e clientes. Todavia, devido à vigência da Portaria MPOG nº 268/2013, a contratação de empresa para a execução desses serviços ainda não foi possível.
Contudo, mesmo com alguns problemas, o prédio da SFA-MA ainda mantém sua notoriedade e beleza, sendo cenário de diversos momentos históricos, em especial, das memórias da Superintendência do Maranhão.
*texto produzido por Pedro Pereira Ferreira Júnior, da SFA-MA