Notícias
Respeito ao solo e à água
Hoje é o dia nacional da Conservação do Solo. Para a agricultura, o significado dessa data é muito importante e tem sido observado cada vez mais nos últimos tempos. Com o uso e manejo do solo em bases sustentáveis, a disponibilidade e a melhoria da qualidade dos alimentos é crescente.
A conservação desse importante recurso natural é fator preponderante para a melhoria nas áreas social, ambiental e econômica, e a sua manutenção garante a sustentabilidade da produção agropecuária; aumenta a infiltração da água da chuva no solo, favorecendo a manutenção do lençol freático; evita a erosão e consequentemente o assoreamento dos rios; colabora para que não haja o carreamento e depósito de substâncias indesejáveis nos rios, o que causaria a poluição do recurso hídrico.
Celebre essa data e tente, no seu dia-a-dia, seja no campo ou na cidade, pensar sobre a conservação do solo e da água, como forma de promover a sustentabilidade desse setor que tem a responsabilidade de produzir o alimento de todos.
Amanhã, em Brasília, haverá um evento comemorativo desse dia. O evento será no Auditório Maior, no edifício sede, das 9h às 13h. A abertura será feita pelo ministro Neri Geller e pelo secretário da SDA Caio Rocha. Posteriormente, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, falará sobre os desafios da agricultura atual em relação à conservação do solo e da água. A palestra seguinte será feita por Marie Bartz, bióloga e doutora em Concentração de Solos, e filha de Hebert Bartz, o agricultor que implantou o plantio direto no Brasil. Ela falará sobre sua especialidade: a minhoca como indicador de qualidade do solo. O tema plantio direto e seu histórico na Fazenda Vargem Grande será contado pelo agricultor e proprietário da fazenda, Flávio Faedo. No final da manhã ocorrerá uma palestra com Ricardo Padulla, da Fartura Consultoria Agropecuária, sobre os resultados de dez anos de integração lavoura-pecuária do projeto do Arenito do Vale, no Paraná.