Notícias

Pisacoop recebe certificação da FAO

O Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Pisacoop/SDC/Mapa) recebeu certificação da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO).

O projeto tem colaborado diretamente para a qualificação dos produtores associados a fim de melhorar o aproveitamento do trabalho nas propriedades. Tem também promovido a transformação da produção convencional em tecnológica e sustentável, com acompanhamento das ações desenvolvidas no campo durante três anos consecutivos, por técnicos que compõem os Comitês Técnicos Gestores (CTG).

O foco principal do Pisacoop é a implantação de Unidades Comparativas (UCs) para levar a consciência da organização social e o alcance da viabilidade econômica por meio da diminuição dos custos de produção, mais produtividade, melhor lucratividade, agregação de valor aos produtos, condições importantes para a sobrevivência de produtores familiares, assentados, pequenos e médios produtores no âmbito do agronegócio brasileiro e nos mercados. As ferramentas utilizadas vão desde a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Plantio Direto, Boas Práticas Agropecuárias até Bem-Estar Animal. 

A Granja Ortiz, localizada na região das Missões do estado do Rio Grande do Sul, foi a primeira propriedade a aderir ao programa, em 2008, por isso se tornou a propriedade referência para a coleta de dados pela FAO. No encerramento do dia de Campo realizado na Granja, 77 produtores receberam Certificados de Conclusão dos três anos de assistência técnica PISA.


Nessa oportunidade, além de representantes do Ministério da Agricultura, profissionais de outras instituições parceiras que apoiam o Programa também receberam placas comemorativas. Quem recebeu a homenagem pelo Mapa foi o chefe de divisão do DENACOOP e Coordenador Nacional do PISA/PISACOOP, Adilson Kososki.

No Paraná, dezenas de produtores de leite e de hortícolas aderiram voluntariamente ao programa e já estão tendo resultados positivos em suas propriedades. Foram implantadas 15 Unidades Comparativas, distribuídas nos municípios de Campo Bonito, Diamante do Sul, Guaraniaçú, Ibema e Laranjeira do Sul. 

Texto produzido pela jornalista Flávia Costacurta, da SFA-PR