Notícias
Oficina para gestores do Sisbi-Poa pretende elaborar diretrizes para o Sistema
Entre os dias 12 e 16 de maio o Mapa promove oficina para gestores federais visando à elaboração de diretrizes que possam reger o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), juntamente com a criação do Plano Executivo para o biênio de 2014 a 2016. Com isso, a expectativa é de haver padronização nos procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal. A oficina acontece em Florianópolis (SC) e será realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O Sisbi-Poa faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, que unifica e normatiza os critérios de fiscalização dos produtos e garante a procedência e segurança no controle dos serviços de inspeção alimentar no País.
Para ingressar no Sistema de Inspeção basta solicitar, voluntariamente, a adesão junto às Superintendências Federais de Agricultura. Estados e Municípios que integram o sistema têm seus serviços reconhecidos com o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi). Entre as ações que estão sendo desenvolvidas para incentivar novas adesões ao Sisbi-Poa destacam-se a publicação de um manual de orientação para adesão e a uniformização de procedimentos e auditorias realizadas nos órgãos públicos.
O encontro reunirá, além de gestores federais, representantes de serviços de inspeção ligados ao Sisbi, representantes do MDA, do Ministério da Justiça e Órgãos de Defesa do Consumidor.