Notícias

Cooperativistas prestigiam a Expocoop e Coopergênero mostra seus resultados


Promover e fortalecer o Cooperativismo, no âmbito nacional e internacional, estavam entre os principais objetivos da 4ª Feira Mundial do Cooperativismo (segunda edição realizada no Brasil), que aconteceu em Curitiba, nos dias 15 a 17 de maio. No âmbito da feira, o Seminário Coopergênero Uma Década: Organização e Desenvolvimento apresentou suas principais ações durante estes dez anos de trabalho, com destaque para Comitê de Políticas para Mulheres e de Gênero do Mapa.
 

O evento reuniu mais de 170 expositores, nacionais e estrangeiros - representantes de mais 15 países-, cooperativistas brasileiros, a presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Dame Pauline Green, e autoridades ligadas ao Mapa, como o Secretario de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Caio Rocha, e representantes do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop).
 

O Comitê, instalado no dia 25 de março, é um espaço criado com o objetivo de articular e fomentar a inclusão das mulheres no agronegócio de forma efetiva, garantindo a igualdade de oportunidades. Durante o Seminário, cada Secretaria do Mapa apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas a fim de promover o avanço nas políticas públicas, visando o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio no âmbito de cada secretaria, introduzindo a mulher neste processo.
 

Para Sylvia Santiago, Coordenadora-Geral de Desenvolvimento de Pessoas e membro do Comitê de Políticas para Mulheres e de Gênero, participar do seminário sobre o Coopergênero foi uma vivência enriquecedora. “Para nós que estamos iniciando foi uma experiência muito válida, porque nos deu um norte para elaborarmos as nossas ações futuras”, ressalta.