Notícias

Brasília é homenageada por ex-servidores


Brasília, suas obras, autores e o bioma local são homenageados em exposição no túnel entre os edifícios sede e anexo do Mapa. Os artistas que dividem a exposição, Marlene e Ataíde, já trabalharam na casa. 
 

Marlene Ferreira de Souza, codinome artístico ENE, iniciou sua carreira em 1974. Permaneceu até 2007, sempre trabalhando no gabinete do ministro. De 2007 a 2014, ela ficou cedida ao Ministério das Cidades. Com a aposentadoria, tornou-se artesã. Seu trabalho é feito com uma técnica sustentável. Suas obras são produzidas com materiais reciclados, como papelão e materiais do cerrado, recolhidos nas entrequadras de Brasília, como sementes, galhos caídos e folhas secas. A exposição “Janelas do Cerrado”, criada em 2004 por Ataíde, seu mestre, para homenagear Brasília. Em seus trabalhos, Marlene utilizou a mesma técnica de ecoartesanato. 
 

Paulo Ataíde Cavalcante, o Mestre Ataíde como é conhecido, homenageará a cidade com a coletânea “Pensando Oscarmente - Homenagem Solitária”. A série de telas foi iniciada com a intenção de prestar tributo a Oscar Niemeyer pelo seu centenário. A homenagem foi estendida aos que idealizaram Brasília, aos que construíram e reconstroem a cidade todos os dias. A temática que será apresentada tem foco na política nacional e nas mulheres. Um dos quadros, por exemplo, o Brasília Mulher, foi feito para todas as funcionárias públicas. 
 

A exposição acontece de 14 de abril a 02 de maio, no túnel de acesso entre os edifícios sede e anexo do Mapa.