Notícias

A arte de Rui Samarcos – entre palavras e formas

Rui 2.jpg


Palavras que brincam com os significados, versos românticos e figuras visuais que se transformam em poesia dão ‘vida’ ao livro “Quadra do Quadrado Quadriculado”, de Rui Samarcos, coordenador da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Mapa. Com inspiração da poesia concretista, o servidor reuniu cerca de 40 versos poéticos em uma coletânea que fala dos detalhes da vida - relatos de alguém que “nunca deixou de pensar, amar e desejar”. 



Rui Samarcos começou a escrever ainda menino, quando modestamente suas poesias ficavam no mural da escola. O hábito de colocar as coisas no papel se estendeu pela adolescência e as experiências da juventude colaboraram com as criações. Os versos que compõem a “Quadra do Quadrado Quadriculado” foram escritos entre os 20 e 30 anos do autor, narrando fatos corriqueiros, unindo formas e palavras.

 Incentivado por um colega de trabalho do Mapa, o servidor decidiu fazer uma seleção de seus escritos e, posteriormente, apresentou o seu material em um concurso para novos poetas em São Paulo, no ano de 2012.  Mesmo não ganhando a competição, a oportunidade de publicar os poemas surgiu, fazendo nascer o “Quadra do Quadrado Quadriculado”, publicado pela editora Scotecci, em 2013.

 Sem pretensões literárias de grande expressão, Rui conta que seu livro surgiu como uma brincadeira. Seus versos remetem à poesia construtivista, que une formas e desenhos às palavras, e à influência de Arnaldo Antunes são um convite à leitura e à reflexão sobre a vida e seus paradoxos, de uma forma leve e visceral. “Eu costumo dizer que este é um livro de 45 minutos. Ele tem sua parte romântica, fala das desilusões, da vida, mas também brinca com as palavras. Esta linguagem com jogo de palavras, uma influência de Arnaldo Antunes, faz parecer que há alguma coisa escondida que te faz ler mais de uma vez”, conta.


 Há 10 anos no Mapa, onde começou como estagiário, o servidor passou por muitas experiências, incluindo diversas viagens internacionais. Rui Samarcos estudou Ciências Políticas na Universidade de Brasília e Relações Internacionais no UNICEUB, além de fazer cursos, alguns deles relacionados a assuntos estratégicos do Mapa, em instituições de diversos países, com destaque para a Universidade de Telaviv e instituições do Japão, Holanda, Israel, dentre outras. Muitos destes momentos pelo mundo inspiraram passagens do livro “Quadra” e de projetos literários futuros do autor, como o seu próximo trabalho: “Entre os Pés e as Pegadas”, que, segundo ele, é um relato de suas passagens por Israel. 

Se você deseja conhecer os versos desse poeta da casa, entre em contato pelo e-mailrui.samarcos@agricultura.gov.br