Conheça Sergipe
Cenário do Agronegócio do Estado do Sergipe
Localização: Ao leste da região Nordeste do Brasil
Capital: Aracaju
População: Estimada em 2.110.867 habitantes (IBGE, 2012).
Área territorial: 21.915,116 km².
Nº de municípios: 75
Indicadores socioeconômicos:
PIB: Ultrapassou os R$ 23 milhões na última década. Com um índice de 4,9% Sergipe superou os indicadores da região Nordeste (4,8%), que por sua vez foram maiores que a média do País (4,1%).
A economia sergipana gira em torno da agricultura, da pecuária, da Indústria e do Turismo:
Principais produtos agrícolas: a laranja, cultura de exportação própria do agreste; a cana-de-açúcar; a mandioca; feijão; coco que faz de Sergipe um dos maiores produtores nacionais e milho, com a cultura do milho, através de programas de distribuição de sementes transgênicas e cessão de maquinário para apoio ao produtor, Sergipe passou a ocupar posição de destaque na produção nacional, alcançando a marca de 750,7 mil toneladas em 2010, o melhor ano da lavoura. No ano seguinte, mesmo prejudicado pela escassez de chuva, produziu 480,4 mil toneladas.
Pecuária: com maior concentração no Alto Sertão sergipano, quase triplicou nos últimos 10 anos. Em 2011, a produção estadual de leite chegou aos 315,9 milhões de litros, a quinta maior da região, superando estados como Rio Grande do Norte e Paraíba, que historicamente tinham uma produção de leite superior à sergipana.
As atividades de defesa animal e vegetal em Sergipe são realizadas por delegação de competência mediante convênio com a EMDAGRO (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento - MAPA.
Indústria: O valor das exportações em 2012 foram US$ 149 milhões em mercadorias vendidas, valor sete vezes superior ao registrado em 2001. Os sucos de laranja, calçados e açúcares são alguns dos destaques. Em 2013 já foram anunciadas a ampliação de duas fábricas de cimento, a Votorantim e a Nassau; o anúncio de uma nova fábrica do Grupo Brennand Cimentos, o anúncio de uma indústria de vidros do grupo Saint-Gobain, além da nova indústria do grupo Yazaki, em Nossa Senhora do Socorro, da unidade da Almaviva (telemarketing) em Aracaju e anúncio da Amsia Motors, investimentos expressivos no mercado sergipano e nacional.
Turismo: o número de passageiros embarcados e desembarcados no estado passou de 246,2 mil em 2001 para 1.080,1 mil em 2011, numa média de crescimento de 28,2% ao ano. Ainda em 2011, um total de 10.350 mil aeronaves aterrissou no aeroporto Internacional Santa Maria.