Mapa Estratégico do Mapa 2020-2031
Conheça os Objetivos Estratégicos do MAPA 2020 – 2031
OE01 - Impulsionar o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Participar do desenvolvimento sustentável do país, ao fomentar a produção agropecuária, com respeito ao meio ambiente, gerar emprego e aumentar a renda, principalmente no meio rural, trazendo estabilidade aos agentes das cadeias produtivas agropecuárias. Contribuindo, ainda, para a interiorização do desenvolvimento, o incremento da arrecadação de impostos e a geração de excedentes exportáveis que impactam a balança comercial brasileira.
OE02 - Assegurar o abastecimento e acesso da população brasileira a alimentos e outros produtos de origem agropecuária de qualidade, diversificados e seguros ao consumo.
Promover o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em conformidade com as normas sanitárias, sem contaminação química ou biológica, em quantidade suficiente e diversificados, para a população brasileira.
OE03 - Aumentar a competitividade dos produtos da agropecuária brasileira no mercado interno e externo.
Promover o aumento da produtividade da agropecuária brasileira por meio da promoção de inovações e sua incorporação na produção, com vistas a atender as demandas de consumo dos mercados doméstico e externo.
OE04 - Ampliar a sustentabilidade ambiental da produção agropecuária.
Promover o uso racional dos recursos naturais utilizados como insumos nas atividades agropecuárias (incluindo solo, água, ar e biodiversidade) visando sua sustentabilidade.
OE05 - Promover a regularização e ordenamento fundiário.
Propor e implementar políticas e ações, racionalizando a estrutura e os processos de modo a tornar mais célere e confiável o processo de regularização fundiária.
OE06 - Garantir a sanidade e a qualidade dos alimentos e outros produtos agropecuários.
Garantir a segurança dos alimentos e outros produtos agropecuários. Aperfeiçoar os mecanismos de prevenção, erradicação e controle de pragas e doenças. Desenvolver e ampliar ações de educação sanitária para produtores e consumidores.
OE07 - Prover conhecimentos e tecnologias inovadoras para o setor agropecuário.
Disponibilizar e disseminar conhecimentos e soluções tecnológicas (práticas, produtos e serviços) e estimular a adoção de novas tecnologias (ex. sensores, internet das coisas, geolocalização, robótica etc.) para a modernização do setor agropecuário.
OE08 - Manter, ampliar e diversificar mercados para cadeias produtivas agropecuárias.
Aumentar a quantidade e diversidade de produtos agropecuários ofertados, preservando os clientes atuais e prospectando novos mercados.
OE09 - Ampliar e diversificar a produção e agregar valor aos produtos agropecuários.
Ampliar e diversificar o conjunto de produtos agropecuários com atributos e características que resultem em um maior valor agregado, tanto do ponto de vista ambiental, econômico e social.
OE10 - Ampliar a renda e o trabalho no meio rural.
Estimular a criação de oportunidades de geração de renda e trabalho, inclusão produtiva e qualidade de vida que tornem o campo atrativo para a permanência e sucessão rural oportunizando a mobilidade social.
OE11 - Desenvolver a inteligência agropecuária e de mercado.
Desenvolver um sistema de inteligência estratégica direcionado para a tomada de decisão pelo MAPA, governo federal, agentes econômicos e sociedade em geral, permitindo maior compreensão sobre o processo produtivo, abastecimento, segurança alimentar e competitividade do país no mercado internacional.
OE12 - Promover a inovação e a pesquisa aplicada às cadeias produtivas agropecuárias.
Promover a realização das pesquisas necessárias à efetividade das atividades das cadeias produtivas agropecuárias com a adoção de seus resultados e/ou adaptações de práticas e técnicas inovadoras e sustentáveis.
OE13 - Aperfeiçoar e intensificar as iniciativas de assistência técnica e extensão rural e outros modelos de introdução de tecnologias.
Desenvolver políticas de assistência técnica e extensão rural para aumentar a renda e a qualidade de vida do agricultor familiar, dos pequenos e médios produtores, por meio de: capacitação; acesso a inovações; acesso a crédito e a mercados diferenciados; e estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas.
OE14 - Assegurar a inocuidade e qualidade dos alimentos e insumos.
Assegurar a inocuidade e qualidade dos alimentos e insumos, por meio do aperfeiçoamento dos mecanismos de prevenção, erradicação e controle de pragas e doenças e dos instrumentos de fiscalização e auditoria dos processos de produção de produtos agropecuários. Implantação do modelo de autocontrole.
OE15 - Estimular ações de agregação de valor e acesso a mercados.
Promover a valorização de produtos agropecuários nacionais, por meio da agregação de valor advindas de: marcas coletivas, indicação geográfica da produção artesanal, sistemas de certificação, entre outros, fomentando a organização social e o cooperativismo.
OE16 - Ampliar o acesso ao crédito e seguro rural.
Elevar o apoio financeiro aos produtores rurais para implantação, modernização e ampliação da produção agropecuária no estabelecimento rural. Ofertando, ao produtor rural a proteção da produção contra os riscos advindos de fatores climáticos, a fim de minimizar perdas na produção agrícola.
OE17 - Melhorar a imagem institucional e da agropecuária brasileira.
Ampliar a percepção positiva do MAPA, por meio da disseminação de informações técnico institucionais de suas atividades, promovendo sua imagem junto aos agentes e representantes das cadeias produtivas agropecuárias, do governo e da sociedade. Contribuindo, para a maior inserção das cadeias produtivas agropecuárias no mercado externo e para seu reconhecimento no mercado interno.
OE18 - Aperfeiçoar a articulação institucional com ênfase na atuação finalística.
Ampliar a participação em negociações internacionais, para estabelecimentos de normas e regras visando manter e conquistar novos mercados para os produtos das cadeias produtivas agropecuárias brasileiras. Aumentar e aperfeiçoar o relacionamento com as representações das entidades privadas e públicas (federal, estadual e municipal), com vistas influenciar e promover a elaboração e execução de políticas de interesse do setor agropecuário. Subsidiar o Poder Legislativo com informações necessárias para obter a formulação e a aprovação de projetos de interesse do setor agropecuário nacional.
OE19 - Aperfeiçoar atos normativos e automatizar e implantar processos de negócios (transformação digital).
Revisar, atualizar e simplificar atos normativos, modelar e automatizar os processos, com vistas a promover a transformação digital do MAPA, com foco na prestação de serviços mais eficientes, eficazes, econômicos e efetivos, de forma transparente para a sociedade.
OE20 - Aperfeiçoar a governança corporativa.
Desenvolver o conjunto de mecanismos de estratégia, liderança e controle que direcione, monitore e avalie, tempestivamente, a gestão do Mapa, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços à sociedade.
OE21 - Reter e desenvolver competências com foco na estratégica corporativa.
Implementar práticas de gestão de pessoas que propiciem o desenvolvimento de competências do quadro funcional, adequadas ao posicionamento estratégico do órgão.
OE22 - Valorizar os servidores e melhorar o clima organizacional.
Promover a melhoria da cultura e do clima organizacional por meio da valorização dos servidores, em consonância com as diretrizes da administração pública.
OE23 - Adequar a capacidade da tecnologia da informação aos novos desafios da transformação digital.
Adequar os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) às necessidades demandadas pelo MAPA e pelas novas tecnologias de apoio à transformação digital.
OE24 - Aperfeiçoar a qualidade dos gastos públicos.
No cenário de crescente evolução da dívida pública no qual se impõe um maior controle do crescimento real das despesas do Estado, deve-se criar um ambiente propício ao aperfeiçoamento da qualidade do gasto pelas unidades administrativas.
Conheça também:
O método de construção do Plano Estratégico 2020-2031
Missão, Visão e Valores do Plano Estratégico 2020-2031
Portfólio de Projetos Estratégicos Corporativos - Portfólio de PECs